Gestão da Qualidade - Acreditação

O processo de Acreditação Hospitalar propõe a participação voluntária das instituições envolvidas com a saúde, estimulando-as a procurar a melhoria continua da qualidade da assistência prestada. O enfermeiro, ao administrar os serviços de saúde, deve ter a clareza e a compreensão sobre o significado das organizações, refletindo sobre a sua prática, na busca da excelência do atendimento a ser prestado ao cliente. Os critérios para ser uma instituição acreditada existem, mas como adequá-los à realidade da enfermagem? Osprofissionais de saúde e principalmente os enfermeiros, que são quem administram os serviços de saúde na maioria das vezes, devem ter clareza e compreensão sobre o significado e a representação das organizações.

 

A organização de saúde que detém o status de Acreditado demonstra credibilidade perante seus usuários e a comunidade em geral, já que a acreditação hospitalar é um método de avaliação de todos os recursos disponíveis da organização de saúde, é voluntário, periódico e reservado, que tem por objetivo garantir a qualidade da assistência por meio de padrões definidos. A acreditação hospitalar também é uma metodologia de consenso, racionalização e de ordenamento dos hospitais, e principalmente, de educação permanente do pessoal de serviço e de seus líderes.

 

É imprescindível considerar o elevado potencial dos recursos humanos e se faz necessário investir na sua capacitação, pois, a gestão da qualidade pressupõe um estilo gerencial participativo. Inserida neste processo encontra-se a enfermagem, que com condições de trabalho e realização profissional são vitais para o alcance das metas institucionais. A acreditação hospitalar avalia por meio de indicadores, e será que estes indicadores não sofrem influência de pessoas, de seus pensamentos e crenças?

 

E uma questão para nós, enfermeiros: “Não será a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) um indicador de referência na enfermagem? Por que será que SAE ainda não foi implantada/implementada em todos os hospitais?

 

Veja abaixo os Fundamentos da Acreditação Nível I da ONA (Organização Nacional de Acreditação).

Fundamentos da Acreditação.pdf (314,6 kB)

 

 

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