Sistematização da Assistência de Enfermagem

Antes do desenvolvimento de uma classificação ou lista de diagnósticos de enfermagem, os enfermeiros usavam qualquer palavra que desejassem para descrever os problemas dos clientes. Por exemplo, eles poderiam descrever um cliente recuperando-se de cirurgia como “a apendicectomia”, outro cliente como “o diabético” e ainda outro como “o difícil”. A necessidade de uma linguagem comum e consistente para a medicina foi identificada há mais de 200 anos. E os médicos decidissem usar quaisquer palavras para descrever situações clínicas, então: como poderiam comunicar-se entre si? E com os enfermeiros? Como a pesquisa poderia ser organizada? Como os novos profissionais seriam ensinados? Como a melhoria da qualidade seria alcançada, se os dados não pudessem ser recuperados, sistematicamente, para determinar quais intervenções resultaram em melhoria das condições do cliente?

 

Assim, um sistema de classificação para a enfermagem define o corpo de conhecimento pelo qual ela é responsável. O relacionamento entre os diagnósticos de enfermagem, a responsabilidade e a autonomia podem ser expressados da seguinte forma:

Diagnósticos de enfermagem--> Identificação mais clara do corpo de conhecimento da enfermagem --> Maior confiabilidade

--> Maior autonomia profissional

 

Desta maneira, surge o processo de enfermagem. Esse processo é uma abordagem de resolução de problemas deliberada para atender às necessidades de cuidado de saúde e de enfermagem de uma pessoa.

O processo de enfermagem é uma atividade intelectual, deliberada, por meio da qual a prática de enfermagem é abordada de uma maneira ordenada e sistemática.

Avalia a qualidade dos cuidados profissionais proporcionados pelo enfermeiro e garante a prestação de contas e a responsabilidade dos mesmos para com o cliente/paciente.

O processo de enfermagem na sua forma mais conhecida consiste em cinco fases seqüenciais e interrelacionadas: levantamento de dados, diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação.

 

Veja algumas apresentações referentes à Sistematização da Assistência de Enfermagem.


O que é SAE.pdf (774 kB)
Passos para Implantação e Implementação da SAE.pdf (904,3 kB)
Teorias da Enfermagem.pdf (1,2 MB)

Etapas da SAE.pdf (909,5 kB)
 SAE.pdf (1,1 MB)

SAE 2.pdf (1,2 MB)

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode