Entenda sobre Gerenciamento de Risco

07/05/2011 10:29

      O Gerenciamento de Riscos em Saúde é a aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional.

      Para a ANVISA, risco é a combinação da probabilidade de ocorrência de um dano e a gravidade de tal dano. E o Gerenciamento de Risco, por sua vez, é a tomada de decisões relativas aos riscos ou a ação para a redução das conseqüências ou probabilidade de ocorrência.

      É no sentido de minimizar os ricos potenciais de eventos adversos que se faz necessário conhecer e controlar esses riscos, que são fontes de danos no ambiente hospitalar. Quando um evento adverso ocorre neste ambiente, a organização sofre consideravelmente todas as conseqüências a ele relacionadas. São conseqüências sociais, econômicas ou materiais. A mais grave delas é a perda da vida humana.

     Atualmente, o gerente de risco deve buscar uma ação multiprofissional para que o foco do atendimento hospitalar seja realmente a segurança do paciente. Tenho desenvolvido um planejamento para que isso aconteça. Caso se interesse, envie uma mensagem que poderemos discutir sobre o assunto.

     Agora, entenda um pouco sobre o gerenciamento de riscos hospitalares:

 

     
Gerenciamento de Risco.pdf (2,5 MB)
Fluxograma da Gerência de Risco.pdf (225,1 kB)

Checklist Cirurgia Segura - OMS.doc (237,5 kB)

 

 

 

Aqui estão sugestões de ferramentas que um enfermeiro gestor de risco deve adotar em seu trabalho diário: 


Classificação Internacional para a Segurança do Paciente - OMS.doc (364 kB)
Ishikawa 2.doc (32 kB)
Notificação de Eventos Adversos Geral.doc (38 kB)
 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode